terça-feira, 8 de junho de 2010

Vem aí o processador atómico!!!

Investigadores da Universidade de Nova Gales do Sul deram a conhecer um transístor constituído por sete átomos. O inovação pode abrir caminho a processadores 100 vezes menores que os actualmente comercializados.

Os investigadores da universidade australiana criaram os novos transístores no âmbito de um projecto que visa construir um computador quântico. 

Na revista Nature Nanotechnology, os investigadores explicam que usaram cristais de silício e átomos de fósforo para criar a nova geração transístores.

De acordo com BBC, a tecnologia agora anunciada não deverá ser comercializada no tempos mais próximos - até porque ainda não existe maquinaria industrial para fabricar estes processadores constituídos por transístores atómicos.

O primeiro transístor atómico "foi feito à mão", com o recurso a um microscópio que costuma ser usado para visualizar o mundo à escala atómica e que, neste caso, permitiu deslocar os átomos de fósforo para junto de uma partícula de cristais de silício.

Essas informações foram colhidas no site da exame informática, portanto se houver algum erro favor informar para que todas as medidas sejam tomadas.

0 comentários:

Postar um comentário